OBESIDADE? ENTENDA MELHOR PARA SABER COMBATER!




Obesidade - Entenda Melhor




Hoje vamos falar um pouco sobre essa doença chamada obesidade. Todo mundo fala sobre ela, os índices sempre estão mais altos, mas será que todo mundo sabe como melhorar a própria saúde?
A obesidade ocorre, colocando em termos bem simples, quando uma pessoa ingere MAIS CALORIAS do que o corpo dela GASTA. Esse excesso de calorias é armazenado pelo nosso corpo em forma de gordura, a qual é estocada em células de gordura, chamadas adipócitos.
Uma das formas de se classificar a obesidade é através do IMC, que se calcula dividindo o peso pela altura em centímetros duas vezes.

Por exemplo: 60 kg ÷ 1,6m ÷ 1,6m = 23,4375



Uma vez que se desenvolve a obesidade é muito difícil tratar, por isso a prevenção é a melhor atitude. Caso você seja obesa, seus filhos terão 50% de chance de desenvolver obesidade, se o pai e a mãe são obesos a chance de o filho também ser aumenta para 80%!!

         Existem vários hormônios envolvidos na obesidade:

1)   CORTISOL: É um hormônio liberado pela adrenal, glândula que fica em cima dos rins. Seu excesso causa o aumento do apetite e leva a um tipo especifico de obesidade, com acúmulo de gordura principalmente na face, tórax e abdome.
2)   GRELINA: É um hormônio produzido no estômago. É responsável pelo sinal de FOME no organismo, fazendo o estômago roncar. Também aumenta o armazenamento de gordura nos adipócitos.
3)   LEPTINA: É um hormônio liberado pelos adipócitos, e é basicamente o oposto da grelina. Esse hormônio diminui o apetite e aumenta a queima de gordura. Estudos têm demonstrado que esse hormônio tem baixa concentração em obesos.
4)   ADIPONECTINA: também é um hormônio produzido no tecido adiposo (várias células de gordura juntas). É importante para gerar insulina, aumentar a eficiência da insulina e aumentar a queima de gordura. Estudos têm demonstrado que quanto maior o estoque de gordura numa pessoa, menor a produção da adiponectina.



Bom, agora que você já sabe um pouco mais do metabolismo da obesidade, vamos ver o que você pode fazer para combatê-la:

1)   Fazer de 5 a 6 pequenas refeições diárias à é aquela velha história de comer de 3 em 3 horas. Funciona sim, e pelos seguintes motivos
a)  Quando seu corpo fica muito tempo sem se alimentar (mais de 5-6h), o hormônio grelina é liberado, pois o corpo acha que você está passando fome. Lembra que esse hormônio aumenta o armazenamento de gordura? Ou seja, no momento que você comer de novo, o seu corpo vai estocar muito mais gordura.
b)  Quando você fica muito tempo sem se alimentar, a tendência também é comer porções muito maiores, geralmente mais do que o corpo realmente necessita. O famoso “prato de pedreiro”.
c)   Quando você come pequenas refeições de 3 em 3h, o hormônio leptina é liberado, pois o corpo não acha que você está passando necessidade. Isso faz com que as calorias ingeridas sejam logo gastas e não armazenado em forma de gordura, ou seja, AUMENTA SEU METABOLISMO!

2)   Beber 2 litros de água por dia à A água também faz com que o hormônio grelina seja MENOS SECRETADO. Muitas vezes o que achamos ser fome é apenas o corpo pedindo por água.



3)   Comer em toda refeição frutas ou verduras à No almoço e jantar é recomendado comer metade do prato de legumes ou salada, e nos lanches da manhã, tarde e ceia é bacana sempre colocar uma fruta. Além das vitaminas e minerais, elas contêm fibras, que também ajudam muito na sensação de saciedade.

4)   Evitar todo tipo de fritura, doces, refrigerantes, sucos de caixas ou em pó, embutidos, lanches (tipo cachorro quente, pizza, hambúrguer) à Esses alimentos são gostosos, mas em pouca quantidade contém MUITAS CALORIAS! Veja bem, 2 maçãs contêm praticamente as mesmas calorias de 1 bombom. É difícil comer de uma vez só 2 maçãs seguidas, mas 3,4 ou 5 bombons não é uma tarefa tão árdua assim. Escolha apenas 1 dia da semana para consumir 1 destes alimentos.



5)   Fazer exercícios físicos ao menos 4x/semana à A atividade física rotineira não apenas gasta calorias no momento em que você está praticando. Ela também aumenta a quantidade de músculos no seu corpo. Quanto mais músculos, maior a TAXA METABÓLICA BASAL (TMB). A TMB é a quantidade de calorias que gastamos quando estamos em repouso, ou seja, é quantas calorias gastamos apenas para respirar, para o coração bater, etc. Dito isso, chegamos à conclusão de que o exercício físico rotineiro faz com que gastemos mais energia até mesmo em repouso.



Então, após todas essas dicas, vamos começar a ter hábitos mais saudáveis? Comece colocando a cada semana uma das dicas em sua rotina. Vá aos poucos para não apenas fazer dieta, mas sim Mudar seu Estilo de Vida! Siga-nos e vamos ajudá-la!


Nutricionista Luciana Lange Bassani
CRN 9410