Benefícios do Chocolate

escrito por Fabiane Almeida | Nutricionista CRN8 6363



Sementes de Cacau


Produto já consumido por maias e astecas, o chocolate – também chamado de “bebida dos deuses” – começou a ser conhecido a partir de 1520, quando remessas da amêndoa de cacau foram levadas da América para a Europa. No entanto, essa iguaria só passou a ser produzida por meio de processos mecânicos em 1765, nos Estados Unidos. Em 1903, iniciou-se a produção do chocolate ao leite; e em 1913 houve o surgimento do chocolate branco, composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e baunilha.

O cacau atua como estimulante cerebral e já foi alvo de vários estudos científicos. Em estudo publicado em 2013, os autores focaram sua análise na neuromodulação e neuroproteção dos flavonóides do cacau (matéria prima do chocolate). Os flavonoides, quando absorvidos são acumulados na região cerebral, envolvidos no processo de aprendizado e memória, especialmente no hipocampo.

As calorias e valor nutricional dependerão da sua composição. Os que concentram maior teor de cacau (a partir de 60%, chamados de meio amargo) tem mais benefícios à saúde e menos gordura saturada. O Cacau possui polifenóis, catequinas e epicatequinas, substâncias com ação antioxidante que, além de proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, atuam na redução à intolerância a glicose assim como ação protetora do coração. Por ser anti-inflamatório, auxilia em processos inflamatórios crônicos, como a obesidade, diabetes e hipertensão.


Chocolates ao leite e meio amargo


Sugestão de consumo: 1 colher de sopa ao dia sobre frutas e vitaminas. Dessa maneira você consegue os benefícios do cacau sem o excesso de açúcar e gordura do chocolate.

Cacau em pó sem adição de açúcar


Pacientes com nefrolitíase (“pedra nos rins”) devem ter cuidado e não consumir o cacau em excesso, pois ele é fonte de oxalato. O oxalato se consumido em demasia, pode desencadear ou piorar a nefrolitíase.



Alfarroba


Vagem de Alfarroba


Farinha de alfarroba
Atualmente o que está ganhando espaço é a alfarroba. Derivada da alfarrobeira, árvore de folha perene e originária da região mediterrânica, a alfarroba é naturalmente doce e por isso dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma alternativa ao chocolate, já que tem sabor similar ao do cacau. No entanto, a vantagem é o teor menor de gorduras e elevado teor de açúcares naturais. A alfarroba é isenta de lactose e proteína do leite, podendo ser consumida por intolerantes.




Chocolates de Alfarroba




Sempre que possível de preferência ao chocolate meio amargo ou cacau em sem adição de açúcar, assim você conseguirá todos os benefícios do cacau sem os prejuízos do chocolate. O chocolate não passa de um cacau que anda em más companhias, o que realmente traz benefícios à saúde é o cacau.
Abaixo segue uma receita deliciosa com cacau e ao longo da semana postaremos outras para você aprender a tirar o máximo de proveito dessa semente.



Mousse de Cacau com Banana

½ abacate
1 colher de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de farelo de aveia
1 banana da terra bem madura
200ml de bebida vegetal (arroz, aveia, amêndoas)
Mel ou calda de agave para adoçar (opcional)

Bata tudo no liquidificador e está pronto. Sirva gelado!
Pode substituir o café da manhã ou um lanche da tarde, é uma ótima opção para antes da atividade física.


Referências Bibliográficas:

1. Sokolov, A.N.; Pavlova M.A.; Klosterhalfen,S. Chocolate and the brain: neurobiological impacto f cocoa flavonols on cognition and behavior, Neurosci.Biobehav.Rev.,2013.
2. Ali, F.; Ismail,A.; Kersten, S. Molecular mechanisms underlying the potential antiobesity-related diseases effect of cocoa polyphenols, Mol. Nutr.Food.Res. 21,2013.
3. Associação Brasileira da Indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados.


Fabiane Almeida | Nutricionista CRN8 6363