Festas Julinas

O dia de São João já passou, mas a sua fama de “Santo Festeiro” não. Por esse motivo, a Festa Junina se estende e se transforma na Festa Julina. As festas com esse tema são cheias de dança e símbolos como a fogueira, fogos, capelinha, palha e comidas típicas.

Toda Festa Julina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil.
A comida é um ponto de destaque nestas ocasiões e por isso preparações como a maça do amor, pipoca, quentão, curau, pamonha, bolo de fubá, canjica, arroz-doce e o famoso pinhão ficam em evidência.

No entanto, não devemos exagerar! Durante o preparo, são agregados açúcar e gordura em excesso e isso ocasiona ganho de peso e processo inflamatório ao organismo. Dessa forma, saiba como escolher esses quitutes sem medo da balança.



Aprovados!

Pinhão: São ricos em fibras, fósforo, magnésio e vitamina C. Uma porção de 50 g garante uma boa dose de saúde.
Pipoca: São fontes de fibra, potássio e energia, proveniente do carboidrato. Uma porção de 50 g é suficiente para ter todos esses benefícios.

Cuidado!

O amendoim e o coco, usados no pé de moleque, cocada e similares são ricos em gorduras e açúcar de rápida absorção, ou seja, elevam a sua glicemia mais rapidamente e isso gera fome em menos tempo.

É possível substituir algum ingrediente?!

Sim! No preparo da canjica use leite desnatado, prefira açúcar mascavo ou demerara e canela para melhorar o perfil nutricional. Na preparação do arroz-doce, prefira leite de soja e condimentos como canela, erva doce e noz-moscada agindo como antioxidantes e hipoglicemiantes. E como botar isso em prática? Pensando nisso, nós preparamos uma deliciosa receita, confira!

Arroz Doce

Ingredientes:


·         2 xícaras (chá) de arroz agulhinha integral cozido
·         8 col. (sopa) de extrato de soja diluído em 4 xícaras de água
·         1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo ou demerara
·         2 xícaras (chá) de leite de coco light
·         1 col. (sobremesa) de cravo em pó
·         2 col. (sopa) de coco ralado
·         2 col. (sobremesa) de canela em pó
·         Raspas de 1 limão

Modo de Preparo: Na panela, misture todos os ingredientes, menos o coco e canela e, leve ao fogo, por 30 minutos. Mexa algumas vezes para não grudar. Desligue o fogo, transfira o conteúdo para outro recipiente e salpique o coco e a canela em pó. Sirva gelado.

Algumas dicas podem ajudar nas horas que antecedem a festa..

ü  Quando for participar de uma festa julina, não mude sua rotina de alimentação. Não pule refeições e não fique mais de 3 horas sem se alimentar.
ü  Nas refeições que antecedem a festa, ingira alimentos leves e ricos em fibras.

Boas Festas!

Referências Bibliográficas:
PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. 1 ed. São Paulo: VP editora, 2008.
Tabela TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
Receitas – Jasmine.


Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363