ALIMENTAÇÃO NA MENOPAUSA





A pré-menopausa ou climatério é o período de transição que ocorre de 2 a 4 anos antes da última menstruação e caracteriza-se pela irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição nos níveis dos hormônios sexuais (estrógeno e progesterona) e presença de alguns sintomas como suores noturnos, fogachos (ondas de calor), perda da lubrificação vaginal, depressão, irritabilidade, ansiedade e insônia. A presença destes sintomas variam de mulher para mulher e podem permanecer até um ano após a última menstruação.
A menopausa é o processo biológico natural em que a menstruação cessa por 12 meses consecutivos sem causa biológica ou fisiológica diagnosticada. É o estágio na vida da mulher, que se caracteriza pelo fim do período fértil e falência dos ovários e conseqüentemente, produção diminuída de estrógeno e progesterona.

A soja, semente de chia e a linhaça são ricas em fitoestrógenos e devem ser ingeridas diariamente na doses recomendadas




  • Soja (fitoestrógeno: isoflavonas) – Consuma uma vez ao dia, uma das opções a seguir: 2 colheres de sopa de Extrato de soja (leite de soja pó) ou 1 xícara de leite de soja; 1 colher de sopa de proteína isolada de soja ou de proteína de soja texturizada (PTS); 1/2 xícara de grãos de soja cozido; 1 fatia ao dia de queijo de soja (tofu); 2 colheres de sopa de farinha de soja ou fibra de soja.
Obs. óleo e molho de soja não possuem atividade estrogênica.
  • Semente de chia e de Linhaça (fitoestrógeno: lignana): Utilize 1 colher de sopa 2 vezes ao dia (triturada em sucos e vitaminas, deixada de molho em água, em forma de farinha com saladas ou comida).
  • Triptofano: Diminuem sensação de depressão decorrente desta fase, diminui a vontade de comer doces. Fontes alimentares: Arroz integral, grãos integrais, banana, nozes, abacate, cacau, castanhas, soja e aveia. Procure consumir estes alimentos várias vezes ao dia.
  • Omega 3: É importante no alívio dos fogachos (ondas de calor). Fontes alimentares: Atum, sardinha, arenque, cavala, salmão, sementes de linhaça e chia. Procure comer peixes 3x na semana.
  • Vitamina E: É antioxidante e protege as células. Fontes alimentares: Gérmen de trigo (1 colher de sopa por dia), castanhas, nozes, avelãs, abacate, amêndoas, óleos vegetais, azeite de oliva, aveia, leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilha, feijões).
  • Boro: é um mineral semelhante ao estrógeno, diminui sintomas da menopausa e protege os ossos. Fontes alimentares: Damasco, Pêssego, pêra, maçã, cogumelos, pepino, beterraba, avelã, germe de trigo, amêndoa, uva.
  • Outras fontes de fitoestrógenos: Erva-doce, repolho, aipo (salsão), espinafre, chá verde, inhame.
  • Alimentos ricos em cálcio: Repolho, brócolis, espinafre, couve, batata yacon, gergelim, hortelã (folhas frescas), salsinha, extrato de soja, tofu, feijão branco, sementes (melão, girassol, abóbora), sardinha. Procure ingerir pelo menos 2 xícaras por dia destes vegetais fontes de cálcio.
  • Evite alimentos gordurosos (frituras), açúcar, sal e alimentos industrializados ricos em sódio.
  • Utilize ervas no preparo da comida: sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, cúrcuma (açafrão da terra) Usar 1 colher de sobremesa/dia, em sopa, arroz, e outras preparações. Reduza o uso de sal, pois em excesso promove perda de cálcio ósseo.
  • Reduza consumo de carne vermelha para 1 a 2x na semana. Dê preferência para a proteína de soja, para o tofu e para os peixes.
  • Leite de vaca e derivados: substitua por produtos a base de soja como leite e sucos de soja em caixinhas, leite de soja em pó (extrato), queijo de soja (tofu), iogurte de soja.
  • Diminua consumo de café e evite chá preto, chá mate, guaraná e refrigerantes. Excesso de cafeína promove perda de cálcio dos ossos.
  • Tome, ao longo do dia, muita água e chás de ervas (cidreira, erva-doce, hortelã, chá verde), e suco de limão com couve (se necessário adoce com stévia ou sucralose).
  • Pratique atividade física regular. Auxilia na manutenção do peso corporal ideal, reduz a pressão arterial, fortalece os ossos e previne a osteoporose e as doenças cardiovasculares.
  • Tome sol 15 minutos diariamente (até 10 horas da manhã ou após 16 horas) para ativação da vitamina D que ajuda a absorver cálcio.


RECEITINHA FUNCIONAL:

2 fatias de abacaxi ou 2 fatias de melão
1 limão espremido
1 punhado de folhas de espinafre ou couve
1 colher de sopa de semente de chia
1 colher de sopa de salsinha
2 fatias pequenas e finas de gengibre
200ml de água ou água de coco

Bata tudo no liquidificador.


Nutricionistas Ana Carolina Alves Marçal e Danusa Yanes