BANANA VERDE



A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (polpa e/ou casca verde cozida), devido ao seu alto conteúdo de amido resistente e fibras.
As modificações que ocorrem durante a maturação, em aparência, textura e composição, devem-se a ação de enzimas. Durante a maturação, a polpa aumenta seu peso, devido à absorção de água proveniente da casca. A banana verde contém cerca de 20% de amido, que com o amadurecimento pode chegar a 0,5 a 0,2%.
Quanto às vitaminas e minerais, variam pouco com a maturação da fruta e os minerais que mais se destacam são: potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco. Nas vitaminas, o destaque é a vitamina A, C e complexo B.


MAS O QUE É O AMIDO RESISTENTE DA BANANA VERDE?


É a forma do amido que não é digerido ou absorvido no intestino delgado de indivíduos sadios, por resistir a ação das enzimas, podendo ser fermentado no intestino grosso. Esta fermentação pela microbiota bacteriana produz ácidos graxos de cadeia curta que são usados pelas células do intestino como combustível, contribuindo para a saúde intestinal e geral do nosso organismo.


FUNÇÕES NO ORGANISMO

  • Aumentar o volume e a textura das fezes;
  • Regular o trânsito intestinal;
  • Reduz o tempo de exposição de toxinas na mucosa do intestino;
  • Alimenta as boas bactérias no intestino;
  • Controle do diabetes, as fibras promovem uma lenta entrada dos açúcares no intestino, reduzindo as taxas de glicemia, especialmente após as refeições.
  • Reduz o colesterol e triglicerídeos quando consumida regularmente, sendo indicado para tratamento de dislipidemia e na prevenção de Doenças Cardiovasculares.

PODE AJUDAR NO EMAGRECIMENTO?


Sim, pois ao oferecer bom teor de fibras prolonga a sensação de saciedade e diminui a absorção de gorduras pelo organismo. É uma boa opção para diminuir a fome noturna.  Ao selecionar as boas bactérias do intestino também auxilia no emagrecimento por diminuir marcadores inflamatórios e ajudar no processo de desintoxicação.

Nos próximos post vou ensinar a preparar a biomassa e receitas saborosas com ela.