PRECISAMOS FALAR SOBRE AGROTÓXICOS








Você já deve ter ouvido falar que existe um projeto de lei que quer mudar a legislação dos agrotóxicos, né? Uma lei, a qual muitos órgãos estão se opondo pois torna nossos alimentos não seguros para consumo! Ou seja, essa lei libera o uso de agrotóxicos que já foram proibidos no mundo inteiro. Mas o que exatamente isso irá mudar na nossa saúde?


Nos anos 50 tivemos a chamada revolução verde, em que os agricultores começaram a usar novas técnicas de produção. Umas dessas técnicas foi usar produtos químicos nas plantações para matar pragas, os quais chamamos de agrotóxicos. Isso possibilitou que fosse produzido muito mais alimento a um preço muito mais baixo. Até então existia uma projeção que a população estava crescendo muito mais rápida do que a produção de alimentos, e os agrotóxicos vieram para “nos salvar” dessa escassez de comida.


Mas com o passar dos anos muito estudos mostraram que esses produtos químicos não só matam as pragas, como também prejudicam muito a saúde das pessoas. E com isso surgiu uma onda muito forte para consumo de alimentos orgânicos. Na Europa já é praticamente uma moda consumir orgânicos, como a nossa moda aqui em consumir alimentos sem glúten e lactose.



Apesar dessa onda de alimentação mais natural ter atingido a maioria dos países, essa nova lei de aumento de agrotóxicos vai exatamente em direção contrária. E isso afeta muito nossa saúde. Já se sabe que os agrotóxicos podem causar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte. As intoxicações crônicas — aquelas causadas pela exposição prolongada ao produto — podem gerar problemas graves, como paralisias, lesões no cérebro e fígado, tumores (câncer), alterações comportamentais, entre outros. Em mulheres grávidas, podem levar ao aborto e à malformação fetal. Até a ONU emitiu uma nota alertando sobre os perigos caso a nova lei seja aprovada. Sem contar que esses químicos não prejudicam apenas as plantas, mas também solo, água, ar, contaminando plantações ao redor. A longo prazo também significa maiores gastos com saúde no país, pois é mais barato evitar doenças do que tratá-las mais tarde.


Alimentos com maior intoxicação de agrotóxicos



E o que podemos fazer para melhorar essa situação? Primeiramente, existe uma petição que está circulando para reduzir o uso de agrotóxicos e impedir o projeto de lei conhecido como PL do veneno. Se você quiser ajudar, clique no link abaixo e assine! É uma questão de cidadania que está em nossas mãos.






Em segundo lugar, procure a feirinha de orgânicos mais próxima de você! Eu sei que as vezes é mais cômodo ir ao supermercado, mas saiba que é mais caro também. Ainda existe a possibilidade de encontrar um serviço semanal de entrega de alimentos orgânicos direto na sua casa, são iniciativas organizadas diretamente dos produtores, onde você pode escolher o tamanho da cesta que será entregue, conforme o tamanho do seu consumo, sai um pouco mais caro, mas vale pela praticidade. Mas, não esqueça que comprar remédio é mais caro do que comprar orgânicos. É um investimento que você faz para sua saúde e beleza. No link abaixo estão os endereços e horários das principais feiras orgânicas de Curitiba.


Em terceiro lugar, geralmente existe uma ala nos supermercados destinada apenas para orgânicos. É uma opção para quem não tem tanto tempo para ir a uma feira. Mas lembre-se: a feira é sempre a melhor opção, pois você está incentivando agricultores locais e agricultura familiar, além de sair bem mais em conta!

Existe também App de feiras orgânicas e de produtores, onde os alimentos são sempre mais baratos e de boa qualidade. Um deles se chama Mapa de feiras Orgânicas, você encontra na Play Store. Nele, além de ter as feiras orgânicas de todo o Brasil, ainda tem receitas. Comprar direto dessas feiras estimula a economia da sua região e quanto maior for o consumo de orgânicos melhor serão os preços, pois maior será o cultivo.


E para finalizar, lembre-se: Você pode ser sua melhor versão!
Invista em você, no seu corpo, na sua saúde, na sua beleza!

Não aceite que outras pessoas decidam o que e qual a qualidade do que você vai comer! Amar-se é cuidar-se! Investir em alimentação de qualidade está nas suas mãos. Pressionar nossos políticos, mostrando que estamos atentos e não vamos deixar passar um projeto de lei tão absurdo também é um exercício de cidadania. É assim que vamos construir um país mais justo, nos colocando, pressionando e mostrando que além de estarmos atentos, exercemos nossos direitos como cidadãos conscientes! Entre lá no link e vote, compartilhe esse artigo e espalhe notícia séria! Faça valer seus direitos, juntos podemos e devemos construir um novo Brasil, é um trabalho de formiguinha, mas vamos acreditar que é possível um futuro melhor e esse futuro construiremos hoje!


Escrito por Luciana Lange Bassani
Revisado por Danusa Yanes