Precisamos fazer Dieta Detox?





Precisamos fazer Dieta Detox?





A resposta é sim, não só para alimentação, mas também para as toxinas do meio ambiente, como cigarro e agrotóxicos. Mas, dieta detox só de alguns dias para depois voltar a se intoxicar tem pouco resultado. Devemos praticar uma dieta detox em nossa vida! No tecido adiposo (nossas gordurinhas) se armazenam as piores toxinas, como os xenobióticos, eles são lipossolúveis, o que significa que ficam armazenados na gordura. Sabe a importância de saber isso? Ao emagrecer, estas toxinas começam a ser liberadas e sobrecarregam nosso fígado provocando uma série de alterações. O fígado é o órgão responsável por eliminar essas toxinas, então, por mais que nosso organismo saiba como fazer, ele não dá conta sozinho! Precisamos ajuda-lo!



Quando falo em detox, meu objetivo não é passar um plano ou cardápio para seguir, até porque existem várias linhas e o tema é amplo, além disso, cada pessoa deve ser acompanhada individualmente de acordo com seus objetivos. A ideia é trazer alguns alimentos que ajudem nesse processo e como podemos incluí-los em nosso dia-a-dia para reduzir a inflamação.
A seguir, citarei alguns alimentos e práticas alimentares que devem ser feitas para promover a destoxificação do organismo, diminuindo assim a inflamação:
ü  De forma geral procure diminuir ou retirar recipientes plásticos que você usa na sua cozinha, para congelar, refrigerar ou aquecer no microondas, procure usar recipientes de vidro.
ü  Na sua rotina procure usar maquiagem livre de xenobióticos (já existe e tem algumas opções no mercado).
ü  Equilibre sua saúde intestinal (já tivemos postagem anterior mostrando a importância da microbiota e também como podemos ajuda-la a ficar saudável, se você ainda não leu, corre lá).
ü  Melhore seu sistema linfático, pratique exercícios físicos regulares (com orientação profissional), a drenagem linfática ajuda muito, se hidrate bastante: água é vida!
Quanto à rotina alimentar:
ü  Para o café da manhã: Inclua na sua rotina o suco verde, acrescente limão (antioxidante), gengibre (anti-inflamatório), cúrcuma (antioxidante e anti-inflamatório). Não só no suco, mas em outras preparações inclua condimentos naturais como: pimentas, sálvia, páprica, coentro, alecrim, cominho, canela, curry, tomilho ervas e especiarias em geral, elas são destoxicantes, antioxidantes e anti-inflamatórios.
ü  Consuma frutas, de 2 a 4 porções ao dia.
ü  Diminua o leite de vaca para 2 porções ao dia, prefira os iogurtes ou use o kefir (tem tudo sobre ele no blog). Uma boa opção são os leites vegetais, não são inflamatórios e são funcionais, por exemplo: leite de castanhas, de amêndoas ou leite de arroz.
ü  No almoço e jantar: Limite o consumo de produtos de origem animal, prefira peixes e ovos (pode ser atum e sardinha enlatados conservados em óleo). Pão integral com peito de peru não é janta! O peito de peru é um embutido cheio de sódio, nitrito e nitrato igual ao presunto sem capa de gordura! Inclua porções generosas de vegetais, prefira os orgânicos, sempre que possível, regue com azeite de oliva extra virgem de boa qualidade. Consuma com moderação arroz integral ou tubérculos (batata doce, batata salsa, batata inglesa, aipim, cará, inhame), sempre que possível inclua uma leguminosa. O nosso arroz com feijão é super saudável. Um bom guia para almoço e jantar é o modelo do prato de Harvard abaixo:



ü  Nos lanches: acrescente fibras como sementes de chia, linhaça e farelo de aveia junto com frutas e iogurte, além de boas gorduras como oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia).
ü  Acrescente 2 xícaras ao dia de chás ricos em flavonoides (são antioxidantes) como chá verde, hibisco, dente de leão, cavalinha.
ü  Inclua fontes de ômegas na sua alimentação: peixes (3 vezes por semana); linhaça, chia, quinoa diariamente. O ômega 3 é uma gordura com grande poder anti-inflamatório. Reduz doenças cardiovasculares, tem efeito protetor nas doenças inflamatórias (asma, artrite reumatoide, Crohn e psoríase) e reduzem a celulite, pois diminuem citocinas pró-inflamatórias.
ü  Coma as frutas, evite os sucos de frutas, principalmente o de laranja e uva integral. Eles concentram os açúcares da fruta e aumentam nosso açúcar do sangue muito rápido, e todo açúcar que entra rápido, rapidamente se transforma em gordura!
ü  Por último e mais importante “descasque mais e desembale menos”. Evite alimentos industrializados, principalmente os que se intitulam de “saudáveis”, esses são os piores. A propaganda não existe para informar, e sim para vender o produto, criando apelos imaginários. A atriz linda e famosa que faz a propaganda da bolacha “saudável” certamente não come dessa bolacha! A banana não tem propaganda na TV, mas tem muito mais nutrientes que qualquer bolacha e é tão fácil e prática quanto. Acredite na comida de verdade!

Aqui no blog sempre vamos trabalhar em cima da comida de verdade, orientando corretamente, trazendo temas atuais, artigos escritos pelas nossas nutricionistas. Informação correta, práticas alimentares simples e saudáveis, receitas fáceis e saborosas, além de dicas imperdíveis! Esse é o seu canal de saúde. Nos siga e fique por dentro do mundo da nutrição por nutricionistas!





Confira outras dicas para desinflamar o organismo no link abaixo:

Saúde Intestinal - Intestino o Segundo Cérebro

Material elaborado pela nutricionista Karla Zanin Collesel CRN8 – 3945