QUAL CHÁ TOMAR QUANDO ESTOU GRIPADA?



Dicas de Chás para Gripes e Resfriados



Algumas plantas medicinas atuam com eficácia comprovada cientificamente no trato respiratório.




·        A Mikania glomerata Sprengel conhecida popularmente como guaco tem informações que lhe atribuem propriedades tônica, depurativa, antipirética, no tratamento da gripe, além de ser indicado para inflamações da garganta, utilizando-se as folhas cozidas para gargarejo. Algumas ações sobre as vias respiratórias foram comprovadas experimentalmente o que justifica seu efeito bronco dilatador, porém, esta planta pode interferir na coagulação sanguínea, e em doses acima das recomendadas pode provocar vômitos e diarreias.




·         O agrião (Nasturtium officinale) é uma planta largamente utilizada na medicina popular brasileira empregando-se as partes aéreas (caule e folhas) no tratamento de bronquites, gripes, faringites e laringites.






 O alho (Allium sativum L.) tem sido utilizado na saúde pública há anos em alguns tratamentos dentre eles para asma e outras desordens respiratórias. Os mais importantes compostos químicos provenientes do alho são os derivados de enxofre (sulfatados), com destaque para a alicina que apresenta propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antiparasitárias e anticarcinogênica.


·         O Anis Estrelado (Illicium verum) devido ao seu forte aroma é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos bem como em pratos chineses. Além de ser rico em vitamina C, cálcio e ferro, diversos estudos da farmacologia moderna já demonstraram que o anis estrelado e seus compostos ativos contém propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngico e é particularmente bom para o tratamento da gripe.



E tem alguma recomendação a mais?


·         Repouso!!

·         Hidratação: Mantenha-se hidratado, bebendo cerca de 2,5 litros de líquidos ao longo do dia - água filtrada, mineral, infusões de plantas (agora já sabemos o que é uma infusão e pode escolher alguma acima) ou sumos de frutas. A hidratação melhora as secreções e os fluidos corporais. É fundamental prevenir a desidratação, quando há febre, vómitos ou diarreia.

·         Alimentação: Fortaleça seu organismo com alimentos de qualidade. Deve privilegiar-se o consumo de alimentos biológicos, orgânicos e frescos (frutas, frutos secos, romã e goji, vegetais, verduras, legumes, oleaginosas e alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico como frango, ovos e peixes).

·         Evite o consumo de alimentos refinados, processados, industrializados, criadores de um meio ácido e que diminui as defesas, tais como o açúcar branco (substituir pelo mel e açúcar mascavado orgânico), excesso de carnes vermelhas (criam reações ácidas, ácido úrico e toxinas redutoras da imunidade).

·         Opte por uma cozinha aromática, que inclua ervas aromáticas (Sálvia, Manjericão, Coentro, Alecrim, Gengibre, Funcho, Tomilho, Salsa, Alho, Cebola) e especiarias (Canela, Açafrão, Pimenta, Pimentão, Cardamomo, Noz-moscada, Cravo-da-Índia), que contribui para uma ação antisséptica e carminativa, que melhora o sistema gastrintestinal e respiratório.

·         Na prevenção e tratamento da gripe é importante a condição imunológica do organismo, para resistir à carga viral. Você pode rever sobre imunidade e saúde intestinal aqui.


Artigo escrito pela Nutricionista Dagmárcia David.